Ambientes corporativos: design para incrementar seu negócio e inspirar produtividade

Nos últimos anos, os ambientes corporativos se tornaram foco da decoração de interiores e, quando falamos neste tipo de espaço, já não mais pensamos em ambientes frios, monótonos e sem personalidade. As empresas se atentaram ao fato de que um ambiente bem planejado e decorado pode aumentar muito o bem-estar e a motivação dos trabalhadores, clientes e parceiros visitantes. É por isso que investir no design de interiores não se trata de uma banalidade, mas sim de uma decisão que proporcionará grandes benefícios para o negócio.

Ao pensar na decoração do espaço corporativo, é extremamente importante considerar o ramo de atuação da empresa. Em um escritório jurídico, por exemplo, pode não ser tão interessante o uso de cores vibrantes. Neste caso, a opção por um design mais sóbrio e moderado, com tons discretos, mantém a seriedade do local e coloca em evidência o profissionalismo do negócio. Já setores que trabalham com criatividade, como agências de publicidade, podem usufruir de um ambiente mais descontraído e lúdico, o que ativa a imaginação e ajuda a acelerar o processo criativo, resultando em um melhor rendimento do tempo de trabalho. Tudo pode ser adaptado para a realidade do negócio.


Design sóbrio para um ambiente que requer seriedade, sem deixar de lado o bom gosto.

Ergonomia é uma das palavras-chave quando falamos em decoração corporativa. Algumas tendências no design de interiores foram trazidas justamente para oferecer maior conforto no espaço de trabalho, tais como o uso de bancadas amplas, cadeiras ajustáveis e gaveteiros onde os colaboradores possam organizar seus pertences.

A iluminação é outro ponto importante, devendo ser adequada para não provocar cansaço durante a rotina de trabalho, e, sempre que possível, utilizar opções que favoreçam a entrada de iluminação natural nos ambientes.


Móveis para a organização do espaço podem sim ser estilosos e levar a personalidade da empresa. (Execução: Casa Brasil Ribeirão Preto)


Painéis com usinagens especiais são uma excelente opção para dividir ambientes sem perder a integração.

As áreas que recebem clientes e parceiros externos merecem atenção especial, tais como salas de reuniões e de espera. É preciso que estes locais passem a essência da empresa de forma profissional, assertiva e agradável, gerando uma boa impressão logo à primeira vista. Espaço para servir um café, poltronas confortáveis e mesas de apoio são itens indispensáveis.


Sala de reuniões leve, aconchegante e bem iluminada para receber bem os colaboradores e parceiros externos. (Execução: Casttini Passo Fundo)

Por fim, pequenos itens como plantas, quadros decorativos, livros e objetos que remetam à história da empresa dão o toque final de charme e personalidade ao ambiente corporativo.


Objetos criam uma sensação de “lar” ao ambiente de trabalho. (Execução: Mobiliardi - Ribeirão Preto)

Um local de trabalho acolhedor e humanizado oferece um clima propício para as pessoas exercerem suas funções com plenitude, motivação e bem-estar.

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens que uma boa decoração garante aos ambientes corporativos, converse com a Perfar e conheça todas as possibilidades para aprimorar seu espaço.

Mais Posts
A Decor Dopamina e a Estética Alegre
Veja
O Glamour Retrô Vintage – A tendência que une passado e presente
Veja
As cores em 2024 – Tendências e Apostas
Veja
Tendências de arquitetura e decoração para 2024
Veja