Um novo Minimalismo: mais aconchegante e humano

Mesmo quando o conceito de maximalismo dominou o cenário, o minimalismo continuou firme como uma das bases do design no século XXI. Ele veio para ficar, mas como tudo na estética, é essencial evoluir para permanecer relevante.

Esse ano, o minimalismo deixa o branco e a frieza de lado e abraça tons mais quentes, convidativos e aconchegantes.


Fotos: Studio Dois - Móveis Planejados


Calor, textura e acolhimento.
Se antes a tendência era associada a superfícies brancas e espaços quase clínicos, hoje ela encontra conforto em tons terrosos e texturas naturais, mas sempre preservando o princípio do “menos é mais”.

Essa evolução acompanha a trajetória do design escandinavo, marcado pela praticidade como resposta aos climas rigorosos da região, mas sempre com apreciação pelas belezas da natureza.

A proposta é aquecer os ambientes com tons de pedra, aveia, bege e marrom, trazendo mais acolhimento ao ambiente. As texturas, que antes eram suaves e reflexivas, dão lugar a acabamentos foscos e táteis, com influência de materiais naturais, como a madeira.

Os móveis em laca da Perfar são ideais para explorar essa nova estética. Com diferentes opções de acabamentos, paleta personalizada e variedade de usinagens, eles permitem criar composições minimalistas que valorizam a tendência.


Fotos: Fonte Pinterest

A evolução do estilo Japandi
O novo minimalismo está diretamente ligado ao estilo Japandi, que também vive uma nova fase no design de interiores.

Nascido da combinação entre o design escandinavo e a estética japonesa, o estilo Japandi valoriza móveis baixos, linhas limpas, cores neutras e materiais naturais para criar um espaço sereno e convidativo que promove o bem-estar.

Você pode ver mais sobre essa tendência em nosso blog.

Agora, o Japandi está evoluindo para algo mais caloroso, experimental e atencioso. Isso significa madeiras mais escuras, esquemas de cores de tons médios e tecidos nobres, em contraste com a sobriedade anterior.

O resultado continua sendo um ambiente calmo e harmonioso, mas agora com mais personalidade.


Fotos: Fonte Pinterest

O minimalismo segue atual porque sabe se reinventar, e essa nova fase mostra que é possível manter a simplicidade sem abrir mão do aconchego.

Na Perfar, acompanhamos essa evolução de perto para oferecer móveis em laca que conversam com as novas tendências de bem morar.

Mais Posts
Um novo jeito de habitar com o Design Sensorial
Veja
Suavidade arquitetônica: a beleza das curvas.
Veja
A laca alto brilho como sinônimo de elegância
Veja
Micro-Luxo: Uma nova referência de sofisticação
Veja